Aprendizagem

Conhecimento: um valor tácito e privado.

 

Aprendizagem cognitiva é mudança de comportamento.
Todo processo aprendido tem componentes motores, ideativos e afetivos.
O aprendizado envolve o pensamento, o sentimento e atuação.

Visto que o pensamento possui repercussões motoras.
Porque o indivíduo quando aprende pensa sobre o que faz quando aprende,
Assim sendo, o conhecimento não é inerte e é identificado em ações.

O que justifica que o mais importante não é o que se sabe e sim o que se faz.
Quando os músculos estão totalmente relaxados, o indivíduo não pode pensar, ele adormece.
O que explica a incompatibilidade da reflexão em estado de total relaxamento muscular.

Resultado de imagem para conhecimento
Comprova a natureza do conhecimento, que é ativa.
E revela porque o conhecimento deve ser partilhado ao invés de transferido.

O aprendizado é secreto e tem seus caminhos, seu tempo e direção.

A aula de Introdução à Pedagogia resgatou a minha alma. Foi uma aula dinâmica, cheia de emoções e integração. Cada aluna escreveu em um papel o nome, porque escolheu Pedagogia e uma qualidade pessoal. A gente tinha que ir lá na frente, se apresentar. Após a devida apresentação, amarrava-se o papel com uma linha amarela em um galho de uma árvore. Então, a professora, que ministrou a aula. é, assim como eu, farmacêutica/Bioquímica. Como eu não acredito em coincidências, acho que foi Deus guiando minha vida. Falou que ensinar é gostar de aprender, que o aprendizado é secreto e tem seus caminhos, seu tempo e direção. Que o propósito direciona nosso caminho de aprendiz. Que precisamos perguntar e perguntar sempre, pois nosso coração quer saber o porquê. Sempre se fazer perguntas: Por que estou aqui? Essas perguntas direcionam e criam um propósito. Fazer as perguntas e esperar as respostas direciona e elimina o cansaço. Porque devemos estar inteiros seja onde for. E manter a nossa autenticidade. Quando a gente está em uma sala de aula e finge que aprendeu, ocorre uma divisão e outra parte nossa fica ofuscada. Gasta-se energia para manter uma posição que não é real. Quando precisar, devemos parar e falar com o professor (a) que não estamos acompanhando, solicitar ajuda e informações que possam ativar nosso processo de aprendizado. Criar diálogos. Não ter vergonha de aprender é ter auto estima. E que devemos praticar diariamente o teste de coragem, ou seja, enfrentar nossos medos e angústias, pois isso proporciona força e determinação. Enfim, foi uma aula lindíssima. Para finalizar tivemos que escrever um texto sobre a aula. A professora deu o título, cada aula tem um título: Flores de Inverno.

Escrevi e li lá na frente, muito emocionada, fiquei muito emocionada mesmo:
Flores de Inverno, reencontrando a alma
Há dias que são tão cinzas, que nossa alma chora e pensa que não quer mais a vida. Entretanto, são esses dias que guardam, acolhem a luz maior de nossa existência. Apenas guardam, jamais tomam, porque a luz é a própria vida. E a vida é estar presente em cada momento; pois cada momento insere um aprendizado; um reconstruir e aperfeiçoar quem somos e para quem somos. Flores do inverno são presentes que recebemos da vida. São os encontros que fazemos e vivemos a cada momento. São sinais que nos conduzem e enfeitam a existência. Buscar as respostas que norteiam nossa vida é desbravar o caminho que nos conduz para a realização de nosso propósito maior. E o silêncio é o mestre que fala ao nosso coração.

“Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender ”
A. Einstein

O aprendizado é secreto e tem seus caminhos, seu tempo e direção.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s