Educação

Motivação Educacional

O Projeto Motivação Educacional visa contribuir com o despertar a consideração pelos estudos por meio de:


• Orientação para a execução das tarefas do estudante;

• Promoção e incentivo à aprendizagem, que é baseada na liderança pessoal;
Resultado de imagem para alegria crianças estudando
• Desenvolvimento do pensamento reflexivo;
Resultado de imagem para alegria crianças estudando
• Incentivo para encontrar soluções criativas e desafiadoras para as dificuldades acadêmicas;
Resultado de imagem para alegria crianças estudando
• Estímulo e orientação para que o educando identifique os meios e as formas que o ajude a ter disciplina e energia para aplicar e desenvolver técnicas próprias de estudos;

• Promoção de vivências que desenvolve e amplia a liderança e favorece o desenvolvimento do trabalho em grupo.
Resultado de imagem para alegria crianças estudando
• Valores que incentiva a partilha de ideias e do bom convívio com todos.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Ações planejadas são essenciais para que ocorra de fato o aprendizado. Vasconcellos (1999) afirma que a realidade, a finalidade e o plano para a ação são pilares que sustenta desperta e ativa o processo para o conhecimento. Porque a mobilização para o conhecimento é estruturada na distinção da realidade em que o sujeito está inserido. Assim como sem um objetivo não é possível que ocorra a mobilização para a competência do saber.

“Todo mundo nasce para fazer alguma coisa neste mundo, mas
poucos conseguem descobrir qual é essa coisa.” Washington Olivetto, publicitário

Projeto

Elisa Maria Machado Lima

Título do projeto:

MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL

Resumo:

O Projeto Motivação Educacional visa contribuir com o despertar do entusiasmo pelos estudos por meio de:

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Orientação para a execução das tarefas do estudante;

Promoção e incentivo à aprendizagem, que é baseada na liderança pessoal;

Desenvolvimento do pensamento reflexivo;

Incentivo para encontrar soluções criativas e desafiadoras para as dificuldades acadêmicas;

Estímulo e orientação para que o educando identifique os meios e as formas que o ajude a ter disciplina e energia para aplicar e desenvolver técnicas próprias de estudos;

Promoção de vivências que desenvolve e amplia a liderança e favorece o desenvolvimento do trabalho em grupo.

Valores que incentiva a partilha de ideias e do bom convívio com todos.

Palavras-chave: Aprendizagem, Desenvolvimento, Soluções, Orientação, Liderança.PROJETO MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL

A proposta do projeto é:

Manter educando interessado,  motivado e totalmente concentrado em estudar.

Favorecer o aprendizado.

Promover a apreciação pelos estudos.

“A liberdade de aprender representa o aprender sem sentir. Não deixe que a ideia de aprender fique ligada a um esforço.”             Al Stevens

CARACTERIZAÇÃO

Estudar é examinar detalhadamente, observar, interrogar e explorar uma matéria, um assunto, uma ideia ou qualquer coisa que interessar.
É a capacidade de trabalhar profundamente dentro de um determinado assunto, matéria ou ideia e ser capaz de extrair conclusões que possam ampliar o raciocínio e organizar os pensamentos. É o caminho que leva a uma compreensão. Assim sendo, estudar necessita de uma força intelectual que para ser desenvolvida exige prática. O Projeto Motivação Educacional atua fornecendo estímulos para que o educando crie e desenvolva hábitos de estudos .

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Portanto, despertar o interesse nos estudos é fundamental, pois sem entusiasmo
é quase impossível aprender eficientemente. O Projeto Motivação Educacional dedica-se à impulsionar a prática de estudos. Desperta a vontade de aprender respeitando e valorizando a individualidade de cada educando. O que facilita incorporar o novo hábito.

A metodologia empregada estimula nos educandos a curiosidade, a criatividade e o espírito investigador, que desenvolve uma disciplina crítica. Isto produz motivação, pois produz capacidade de reivindicar, de recriar e de reescrever o que está sendo aprendido.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
Como o ato de estudar trata-se de um trabalho muito desafiante e exige muito justifica porque que a escolha dos educandos é sempre o de deixar de gostar de estudar.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

 

Entretanto é possível modificar este quadro através do Projeto Motivação Educacional que ensina como estudar e intensificar o aprendizado.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
Há assistência ao aluno em suas atividades acadêmicas e auxílio para que haja maior aproveitamento.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

 

A Motivação Educacional é aplicada por meio de dicas, orientações, estímulo e determinação para o desenvolvimento acadêmico.
O Projeto Motivação Educacional visa contribuir com o despertar a consideração pelos estudos por meio de:
Orientação para a execução das tarefas do estudante;
Promoção e incentivo à aprendizagem, que é baseada na liderança pessoal;
Desenvolvimento do pensamento reflexivo;
Incentivo para encontrar soluções criativas e desafiadoras para as dificuldades acadêmicas;
Estímulo e orientação para que o educando identifique os meios e as formas que o ajude a ter disciplina e energia para aplicar e desenvolver técnicas próprias de estudos;
Promoção de vivências que desenvolve e amplia a liderança e favorece o desenvolvimento do trabalho em grupo.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
Valores que incentiva a partilha de ideias e do bom convívio com todos.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
Porque a ação educativa insere características fundamentais, ou seja, trata-se de uma atividade humana e também uma prática social. O que denota que as práticas educativas não existem de forma isolada das relações sociais. Por causa dessa característica social, a Pedagogia deve priorizar o desenvolvimento da capacidade interativa do ser humano (LIBÂNEO, 2010).

“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.”
Paulo Freire

Integrar e motivar são as maiores pretensões deste projeto. Porque a Motivação Educacional  para satisfazer as necessidades do educando precisa ir além da sala de aula. Visto que a Educação deve atender as necessidades culturais e emocionais.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Por isso que o projeto Motivação Educacional  estimula a liderança e ensina como interagir em grupos. E prepara os educandos para a promoção do bom convívio entre as pessoas.

A educação mecanizada esgotou-se enquanto modelo capaz de atender às necessidades da comunidade humana e já começamos a presenciar o surgimento de novos conceitos.
Fernando Moraes Fonseca Jr.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Edgar Morin (1996) sustenta que a educação em si só insere várias possibilidades e envolve interações. Manter a racionalidade diante das incertezas que há na complexa interação humana é essencial para o desenvolvimento de uma educação do futuro e para o futuro, que se faz atualmente tão presente. Logo, é considerável desenvolver a capacidade de enfrentar as adversidades oriundas da própria interação social e fortalecer habilidades que promovam não apenas o conhecimento, mas o próprio autoconhecimento para melhor enfrentar e dominar as sombras que são passíveis de serem despertadas no processo da comunicação.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
A comunicação, por sua vez, está relacionada com a percepção interna e externa de cada um. Interferências são comuns e necessitam serem devidamente identificadas e relacionadas com o intuito de desenvolver técnicas e habilidades que permitam uma real comunicação. Segundo Morin (2005), as percepções são traduções e reconstruções cerebrais através de estímulos e sinais captados e codificados pelos sentidos.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
Assim como o conhecimento é fruto de uma tradução/reconstrução, que está dentro da linguagem e do pensamento e sujeito ao erro. Além disto, os transtornos mentais de fundo emocional, nossos desejos e nossos medos intensificam as possibilidades ao erro.
“As convicções são cárceres.”
“As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.”
Friedrich Wilhelm Nietzsche

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Uma ideia ou teoria, na filosofia de Morin, deveria ser relativizada e domesticada para orientar estratégias cognitivas para ações humanas e jamais manipuladas para impor condições autoritárias. Assim como Mészáros (2005), que defende que a sociedade precisa priorizar as questões humanitárias. Que os valores devem estar pautados no ser humano e não no consumismo exagerado do universo capitalista. Acredita que a Educação para ser de fato Educação é continuada e permanente.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
O grande desafio é implantar uma motivação que permita cuidar da vontade de viver e valorize o processo vital. Que amplia o vínculo da escola com a família. E que destaca, amplia e integra a liderança pessoal. Pois o desenvolvimento pessoal favorece que as emoções sejam respeitadas e expressadas. Desta forma é possível que cada discente construa o seu conhecimento e se desenvolva plenamente.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
“Estudar não é um ato de consumir ideias, mas de cria-las e recriá-las.”
Paulo Freire

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Questões quanto ao processo das ações humanas na tentativa de criar condições para elaborar saídas que permita o desenvolvimento pessoal são essenciais e determinantes para construir uma pedagogia que viabiliza uma sociedade mais sagaz.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Uma sociedade ética sabe valorizar todos os aspectos da produção de conhecimentos. E permite que haja plena expressão artística. Integrando razão e emoção.

Então, quais os procedimentos para manter viva a capacidade imaginativa? Como ampliar o processo criativo? Em casos onde a imaginação já foi afetada, como restaurá-la? Como recriar a capacidade criativa para elaborar questões de conflito interno? Estas questões são profundamente trabalhadas para auxiliar o estímulo aos estudos.

O Projeto Motivação Educacional compreende que o educando não é um ser vazio e sim um ser individual que merece e precisa ser respeitado e valorizado na sua singularidade. Esta é a chave para que seja desenvolvida uma Educação para o aprimoramento da capacidade humana. O universo de cada discente tem expressão própria.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Porque o discente é sistemático na observação e necessita apenas de ferramentas para que possa expressar-se livremente para que se desenvolva plenamente.

METODOLOGIA

O projeto Motivação Educacional  é aplicado através de entrevista inicial individual para coleta de dados. Trata-se de uma entrevista operativa centrada na aprendizagem. Nesta entrevista haverá coleta de informações pessoais para fundamentar o trabalho motivacional. Assim como a verificação da expectativa da família e do educando visando direcionar e definir o trabalho motivacional que será prestado.
A abordagem é individualizada, porém o desenvolvimento também pode ser realizado em grupo. Porque o trabalho em grupo permite que as diferenças potencialize o desenvolvimento individual. Desta forma é possível analisar diferentes abordagens e seus respectivos resultados. E, assim, buscar respostas para a modelagem de líderes.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Quais atitudes e condutas promovem a integração dos discentes? Como ajudar para que de fato haja partilha de ideias? Como os educandos expressam suas discórdias? Como desenvolver um trabalho cooperativo? Está acontecendo expansão destes aprendizados? Qual é o alcance social destas práticas educativas? Há emancipação social?

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
Através destas observações é possível desenvolver novas práticas e favorecer a construção de habilidades que irão contribuir com os educandos tanto em sala de aula, quanto para a vida. Porque viabiliza o ensino tanto do conteúdo curricular quanto do desenvolvimento de liderança pessoal.
“Planejar a realização dos sonhos e buscar conhecimento para isso é fundamental para quem deseja vencer”. Giovane, jogador de vôlei.

PÚBLICO ALVO

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

A execução deste projeto pretende atender aos educandos que estão desmotivados.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

 

Contribui com os educandos que estão enfrentando dificuldades com os estudos.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Principalmente aqueles que estão com dificuldades de interagir tanto com a cultura familiar quanto com suas atividades discentes.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
Indicado para a faixa etária de oito a dezoito anos.

“O êxito num vestibular, por exemplo, exige esforço, sacrifício, renúncia, mas o
sucesso nos exames, a provação, a entrada na faculdade é a compensação desse empenho”. Magic Paula, ex jogadora de Basquete.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de criar liderança para a construção de hábitos que permitam que o educando intensifique o seu aprendizado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O desenvolvimento da capacidade de elaborar pensamentos sistemáticos que auxilie o educando na sua emancipação acadêmica.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando

Pois a motivação dos discentes associado ao trabalho em equipe cria condições favoráveis para que seja implantado um sistema de estudos que favorece a execução de novas formas de percorrer o caminho para o aprendizado efetivo.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando
Criar condições para que o educando desenvolva estratégias de solução de problemas. Que tenha capacidade de elaborar, debater e permitir soluções diferentes e possíveis.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando correndo

Que consiga deixar as ideias correrem soltas por determinado tempo para reforçar e expandir o que já faz.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando correndo

Todo processo é direcionado para motivar a habilidade de pensar.
O aprendizado e o ensino devem estar estruturados para motivar. Porque a motivação gera energia capaz de quebrar paradigmas e proporcionar o gosto pelos estudos.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando correndo

Com o devido preparo para instigar no educando a curiosidade, há maiores possibilidades de fomentar um aprendizado equilibrado e produtivo.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando correndo

Porque a curiosidade facilita o aprendizado e permite que o processo educativo evolua, pois gera um movimento constante em busca de explicações. Em busca de soluções para os enigmas que são próprios do processo de aprendizado.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando correndo

Logo, para integrar o contexto humano, a educação deve ser simples e a mais natural possível.

Resultado de imagem para alegria crianças estudando correndo
“Não podemos permitir que alguém saia da nossa presença, sem se sentir
melhor e mais feliz” (Madre Tereza de Calcutá).

Resultado de imagem para alegria crianças estudando correndo

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ANTUNES, Celso. A grande jogada, manual construtivista de como estudar . Petrópolis: Editora Vozes, 1997

COVEY, Sean. Os 7 hábitos dos adolescentes altamente eficazes. Editora: BEST SELLER, 1989.

CURY, Augusto. O futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2005

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Brasil, Paz e Terra, 2009.

FOUCAULT, M. “Soberania e disciplina”. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
KANT, Emanuel. Crítica da razão prática. Grandes Filósofos. Porto Alegre: Globo, 1952.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para Quê? São Paulo: Cortez, 2010.

MANACORDA, M. Marx e a Pedagogia Moderna. Campinas: Ed. Alínea, 2007.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial,
2005.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Edição revisada e modificada pelo autor. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. Editora Cortez, Brasília DF, 2005

NERICI, IMIDEO GIUSEPPE. Didática: uma introdução. 2ª edição São Paulo: Atlas, 1988.

NORTHEDGE, A. Técnicas para estudar com sucessso. Tradução de Susana M. FONTES, Arlene D. Rodrigues. The Open University.[Fpolis]: Editora Ufsc, 1998.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1999

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s